Deus! Conserve-me assim, imprevisível. Peço-lhe, meu Pai, que possas permitir que viva sempre como um desvairado, que enxerguem-me como um louco, que pretendam queimar-me na fogueira da incompreensão, e façam votos de perseguirem-me por todo o tempo enquanto insistir em respirar.

Insanamente, suplico pela a masmorra! Que os “normais” clamem e reivindiquem os restos mortais de meu corpo como prova física do sacrifício. Que meus pedaços, espalhados pelas vias públicas do preconceito, exemplifiquem o crepúsculo intenso reservado a todos que comentem as mesmas mazelas que cometi. Não peço-lhe que sejam piedosos comigo, mas desejo o fogo, a espada, o medo, o perigo. E quando no topo do monte, olhar meus ditos amigos, a virarem suas faces como sinal de vergonha, e presenciar parentes a resmungarem protestos, por ter sujado o sobrenome da família, ao receber o escarro em meu rosto, daqueles que prometiam aliança incondicional e eterna. Neste dia, serei o doido mais varrido que existiu, entretanto, o homem mais feliz que a fútil sociedade jamais deslumbrou existir.

– Vamos, vermes invejosos e traidores, queimem-me! Apaguem da história meus vestígios, arquivem meus escritos, tranque-os em baús, afunde-os no profundo mar, limpem da mente dos que leram minhas subversões a memória da minha existência, que todos esqueçam, que todos subestimem, que todos estimem e torçam pelo colapso da minha psique. Vão! Façam  o que lhes é devido, cumpram sua missão, matem-me! Evitem que outros tantos se subvertam, e se corrompam com as palavras do “bruxo”. Mas, saibam que a fogueira jamais queimará meu intelecto, continuarei psicologicamente vivo nas lembranças de meus seguidores. Pois, mata-se o corpo. Permanece as idéias!

Não. Não peço-lhe que me respeitem, que estendam tapetes, que reconheçam meus escritos ou aplaudam meus discursos. Não cobro aceitação, compreensão, reconhecimento. Quero apenas que continuem a me desprezar, a esculachar-me, para dedicarem o pouquíssimo tempo que nos resta para me condenarem a forca. Quero as vaias, os tomates, os criticos. Quero minha cara estampada nos jornais, como o amotinador, o baderneiro, comunista, falador. Quero ser perseguido como perseguiram a Buarque, Veloso  e afins. Desejo o ilhamento, o esconderijo, o underground. E quando me perguntarem o por que de tanta clausura, responderei:

– Se ser escorraçado, amaldiçoado e  morto como um louco é o preço e a recompensa de um livre pensador. Se assim o for. Mate-me, por favor!

Velho Marujo

9 respostas para “O Louco”.

  1. Avatar de Marli
    Marli

    Um texto furioso, espontâneo e de imensidade religiosa; lamentos que soam como uma oração: a vida, um calvário… Atormentado, com gritos esbaforidos de um sonhador mal compreendido as idéias lhe brotam como facadas, repercutindo nas palavras a dor de um coração.

    Escalou sua história cuspindo, chorando, sangrando… exasperou-se em busca de ser livre… a redenção pelo sofrimento… Enfim, libertou-se!

    Abraços,

    Curtir

    1. Avatar de Velho Marujo

      Cara Amiga,

      Sua visão sempre dá um tom peculiar a qualquer texto.

      Obrigado pela visita!

      Curtir

  2. Avatar de Wilson Parpinelli

    Olá Guilher, velho parceiro,
    Gostaria de agradecê-lo por ser um dos seguidores mais antigos do Blog Teologia Inteligente. É uma honra para mim que tenha decido acompanhar nosso Blog de Perto.
    Quero aproveitar para dizer que, graças ao apoio de nossos amigos, estamos no TOP 30 dos finalistas do Prêmio TOP BLOG 2010. Foi uma grande vitória para o nosso Blog, afinal de contas, temos apenas um ano de atividade.
    Mais uma vez, quero pedir o seu apoio e o seu voto, para que possamos passar por mais esta etapa do concurso.
    Para votar é muito simples e rápido. Basta acessar o nosso Blog, no link http://www.teologiainteligente.blogspot.com, lá você verá as instruções.
    Caso decida nos dar seu apoio, deixe-nos uma mensagem !!!
    Conto com você…
    Soli Deo Gloria !!!

    Curtir

    1. Avatar de Velho Marujo

      Caro Wilson,

      Visitei sei blog e me impressionei com o layout extremamente profissional. Parabéns!

      Curtir

    2. Avatar de Velho Marujo

      Caro Wilson,

      Visitei seu blog e me impressionei com o layout extremamente profissional. Parabéns!

      Volte sempre!

      Curtir

  3. Avatar de Shirley

    Gosto muito do seu blog e sempre que posso leio os posts! Parabéns…..continue o ótimo trabalho. Shirley de Souza de Cestas de Natal

    Curtir

    1. Avatar de Velho Marujo

      Shirley,

      O que me deixa mais satisfeito é entrar nesse espaço e saber que pessoas inteligentes com você, leêm e gostam dos meus textos.

      Volte sempre que desejar!

      Muito obrigado!

      Curtir

  4. Avatar de Luziana
    Luziana

    Procurando crônicas líricas na internet para ler com meus alunos, deparo-me com este sensacional site. Estou encantada com tanto lirismo, sensibilidade poética. Amei!

    Curtir

  5. Avatar de Anídia Ilidiane Oliveira Ramos
    Anídia Ilidiane Oliveira Ramos

    Gostei muito da crónica

    Curtir

Deixe um comentário